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Pesquisa de Clima Organizacional

A Pesquisa de Clima Organizacional é a ferramenta ideal para mensurar a percepção dos colaboradores quanto ao relacionamento com a organização.

Pessoas felizes em seus trabalhos produzem mais e melhor! Um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores gera maiores chances para que a empresa alcance bons resultados de negócios. Assim avaliar o clima organizacional com uma Pesquisa de Clima, e desenvolvê-lo, é altamente estratégico para o negócio.

Um bom clima organizacional está relacionado com bom nível de engajamento, alto comprometimento e alta retenção de talentos. Em contra partida, baixos níveis de compromentimento, falta de motivação, altas taxas de rotatividades e/ou absenteísmo são sintomas de problemas no clima organizacional.

Entre os diversos assuntos, a Pesquisa de Clima Organizacional se propõe a mensurar o relacionamento, o engajamento e a conexão com a organização.  

Pesquisa de Clima Organizacional

Princípios para o sucesso

Em primeiro lugar é preciso destacar que a pesquisa é confidencial e segura. Cada colaborador é convidado para participar, registrando suas verdadeiras opiniões. Deve ainda registrar suas opiniões sem medo de ser identificado. Esta segurança é fundamental para que os resultados da Pesquisa representem a realidade. Nossa consultoria garante a segurança e a confidencialidade que os colaboradores necessitam para participarem registrando o que pensam, sentem e percebem sobre o lugar onde trabalham.

Na aplicação da Pesquisa registramos as satisfações existentes (assim como as eventuais insatisfações) sempre de modo anônimo. Aquilo que é positivo é destacado, assim como os pontos de atenção. Por fim, ao agir nos temas e assuntos pesquisados, principalmente naqueles com maior demanda, o relacionamento entre os colaboradores e a organização deve melhorar de forma sustentável e contínua.

O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?

A Pesquisa de Clima Organizacional, em uma definição simples e funcional, é uma ferramenta de diagnóstico que avalia a percepção e os sentimentos dos colaboradores de forma confidencial e anônima, sobre o relacionamento com a organização, apontando as satisfações e as eventuais insatisfações existentes.

Não é a empresa que está avaliando seus colaboradores, mas sim os colaboradores manifestando suas percepções sobre a empresa, de modo seguro, confidencial e anônimo!

Então os dados apurados se transformam em preciosas informações, que servem como base para tomadas de decisões na Gestão do Clima Organizacional, envolvendo os diversos aspectos da vida da organização.

Por que fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional? Quais as vantagens de aplicar?

O clima organizacional está intimamente ligado a fatores como desempenho dos colaboradores, qualidade de vida no trabalho, indicadores de turnover e absenteísmo. Está ligado ainda na motivação, engajamento e na produtividade. Assim, influencia fatores diretamente ligado aos resultados, pois podem aumentar receitas e reduzir despesas, se apresentando, portanto, de forma altamente estratégica para o negócio.  

O processo da Pesquisa de Clima Organizacional, em especial após a aplicação efetiva de ações, gera benefícios para o negócio:

Aumenta a motivação e o engajamento das pessoas

Estar inserido em um ambiente corporativo agradável deixará o colaborador feliz em colaborar com os objetivos e metas da empresa. Na pesquisa, uma eventual insatisfação pode ser registrada. Tendo este diagnóstico, a empresa terá oportunidade de agir e sanar este ponto, gerando satisfação no colaborador. Assim o colaborador perceba que vale a pena participar, que suas opiniões são consideradas.

Melhora a produtividade

Sabemos que pessoas felizes produzem mais e melhor. Então, quanto mais rápido forem colocadas em prática as ações pós-pesquisa, mais rápido será o aumento da satisfação dos colaboradores. Neste sentido, a produtividade é positivamente impactada.

Melhora a comunicação na organização

É bastante comum verificarmos os resultados de pesquisas com “problemas de comunicação”. Ao desenvolvermos o clima organizacional é comum atuarmos em itens ligados às causas destes problemas, fazendo com que estes “sintomas” sejam amenizados. A própria ferramenta sugere ampla comunicação, tanto na etapa de divulgação prévia assim como também na divulgação dos resultados da Pesquisa.

Aumenta o sentimento de satisfação

Estar inserido em um lugar com um bom clima organizacional aumenta a satisfação em relação ao ambiente de trabalho, favorece boas relações entre as pessoas, gestores e também entre os colegas. Portanto, um clima positivo reduz indicadores de faltas, absenteísmos e turnover. Ao mesmo tempo, um bom clima organizacional ajuda a atrair e reter talentos.

Todos ganham com a melhoria do clima

Em primeiro lugar os próprios colaboradores, por estarem em um bom lugar para ficar e para trabalhar. A própria organização ganha, pois terá pessoas mais engajadas e aptas para executarem bons trabalhos. Os clientes ganham, pois sentirão na prática os efeitos positivos do clima, seja pelo bom produto e/ou bom atendimento que recebem. Os acionistas também ganham pois verão maiores retornos de seus investimentos. Por fim, a própria marca se valoriza e gera um diferencial competitivo no mercado.

métricas aprofundadas em Pesquisa de Clima Organizacional

Aplique uma Pesquisa de Clima com o apoio de nossa consultoria

Com um dos principais fundamentos é necessário garantir confidencialidade e isenção em todo o processo, garantir que ninguém terá acesso à respostas individuais. Com os serviços da Boog Consultoria isto sempre é assegurado, para que cada colaborador de cada cliente se sinta seguro em participar. Sempre, e de modo inegociável.

Em segundo lugar é importante destacar que as respostas de cada participante ficam em ambiente externo ao cliente, de modo que nenhum profissional do cliente tem acesso às informações individuais. Isso pois a Boog Consultoria recebe as respostas individuais de cada participante com toda segurança e isenção, diretamente em um banco de dados seguro de nosso Sistema Workclyma.

Contar com o apoio da Boog Consultoria dará aos seus colaboradores tranquilidade, pois saberão que as opiniões e respostas individuais estarão em ambiente externo e seguro, sem nenhuma “espiadinha” por parte de nenhum profissional da empresa.

Por fim, somos uma empresa de consultoria completa para todas as etapas da Pesquisa, atuando neste mercado há mais de 4 décadas. Então queremos ajudar sua empresa em todos as etapas, desde a definição do “o quê pesquisar”, até o “o quê fazer com os resultados”.

Princípios para o sucesso do projeto

Alguns princípios devem ser observados para que a Pesquisa tenha sucesso:

  • Comprometimento: a alta administração da organização deve estar comprometida com a Pesquisa e com os resultados (assim como com o pós-pesquisa). Então envolverá também as áreas para estarem alinhadas com a Pesquisa e seus resultados.
  • Segurança e Confidencialidade: a Pesquisa não identifica nenhum respondente. Coletamos os dados em ambiente seguro (https) e além disso dispomos de outras metodologias para impedir qualquer potencial identificação do respondente.
  • Aplicação Censitária: a Pesquisa deve ser aplicada na totalidade de colaboradores, evitando “grupo de pessoas convidadas” e de “pessoas não convidadas” para participarem da Pesquisa de Clima. Esta simples divisão pode gerar problemas.
  • Transparência e Ética: todo o processo da realização da Pesquisa é transparente. Portanto as regras de segurança e de confidencialidade são sempre claras, previamente divulgadas e sempre seguidas.
  • Participação Facultativa: ninguém deve se sentir obrigado a participar da Pesquisa, mas sim convidados!

Principais Etapas

1- Estruturação: Feita preferencialmente sob medida para cada cliente. Observando o momento e a realidade do cliente, planejamos e estruturamos todo o projeto. Então colocamos foco no conteúdo a ser pesquisado, a melhor forma de segmentar os dados, como será a divulgação prévia, como será a aplicação, além de todos os passos seguintes.
2- Divulgação Prévia: Todos os colaboradores devem receber informações prévias sobre o que é a Pesquisa, quais são os seus objetivos, e como funcionará o processo. Nesse sentido engajamos os colaboradores para participarem. 
3- Coleta de Dados: Depois que as etapas de estruturação e de divulgação estejam realizadas, fazemos a aplicação da Pesquisa. Observamos sempre a segurança e a confidencialidade. Dessa forma, distribuímos chaves de acesso para cada colaborador via e-mail, WhatsApp, SMS, cartas-senhas ou ainda aplicamos em formulários impressos. As chaves de acesso são geradas aleatoriamente. Enquanto estivermos no período da coleta de dados, acompanharemos a evolução da adesão em tempo real, de modo online, com acesso também para o cliente.
4- Relatórios: Nosso exclusivo sistema Workclyma consolida todas as informações. Então geramos um relatório geral e os relatórios segmentados.
5- Apresentação: Então os principais resultados são apresentados para a Direção e área de RH. Posteriormente, são também apresentados para os gerentes e para os colaboradores.

6- Gestão do Clima: Tendo concluído a fase do diagnóstico, entramos na fase do desenvolvimento, onde os planos de ação nascem. Iniciamos a Gestão do Clima, quando são criados planos de ações corporativos e planos de ações pontuais, por exemplo em cada área, gerência ou local de trabalho.

Foco no desenvolvimento

Nossa metodologia de trabalho em Pesquisa de Clima Organizacional é focada essencialmente para o desenvolvimento do clima de cada um de nossos clientes. Significa que procuraremos investigar prioritariamente os assuntos e temas mais sensíveis de cada cliente. Em outras palavras, para cada cliente, em função de suas características, aplicaremos um formulário diferente, personalizado para suas necessidades e características. Exemplo, em um determinado cliente pode ser que colocaremos mais itens para pesquisar mais de um tema do que de outro.

Mas isso não significa ausência de referenciais e comparativos com dados de mercado. Em nossos relatórios colocamos também referenciais de mercado, dados médios de outras empresas e organizações que já pesquisaram cada um dos temas. Colocamos também referencial de dados públicos de outras metodologias.

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    O que pesquisar? Como montar o questionário

    Trabalhamos fundamentalmente sob medida para cada cliente, alocando assuntos e ajustando a redação dos itens conforme a necessidade e as características de cada projeto. Na listagem abaixo estão temas comuns e recorrentes que usualmente inserimos em nossos formulários:

    > Identidade e Compromisso com os Valores da Empresa
    >Objetivos e Metas
    > Qualidade e Produtividade
    > Engajamento
    > Espírito de Equipe e Relacionamento Interpessoal
    > Atuação das Lideranças (ênfase da pesquisa)
    > Comunicação
    > Inovação e Criatividade
    > Treinamento e Desenvolvimento
    > Remuneração e Benefícios
    > Satisfação e Motivação no Trabalho
    > Qualidade de Vida no Trabalho

    Com o propósito de destacar, como diferencial de nossa consultoria, inserimos uma série de análises para aprofundar o diagnóstico do clima:

    > Equilíbrio entre o Dar e o Receber
    > Análise de Vínculo / Fidelidade
    > Fatores de Motivação
    > Evolução Percebida (2º. Ciclo)
    > Indicadores Negativos
    > Indicadores Qualitativos / Perguntas Abertas

    Pesquisa de Clima Organizacional

    Pesquisa de Clima Organizacional

    Iniciamos com a estruturação da Pesquisa sob medida. Então propomos um formulário adequado para a realidade de cada cliente. Na sequência coletamos os dados de maneira online, após distribuirmos as chaves de acesso diretamente para o e-mail, WhatsApp ou SMS de cada colaborador. Sempre que necessário complementamos a distribuição de chaves de acesso via Cartas-Senha (ou os tradicionais formulários de papel). No final geramos os relatórios para os processos de desenvolvimento.

    Tudo de maneira simples, rápida e prática.

    O que fazer com os resultados?

    Com os dados e resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, o cliente deve analisar as informações, verificar o que deve ser priorizado e gerar planos de ações. Colocamos muito foco em ações pontuais localizadas nos departamentos, nos “microclimas”, além de ajudarmos na elaboração de planos corporativos. Um erro grave (a ser evitado) é “engavetar” o relatório, e assim não fazer nada, ou fazer muito pouco. Ao término da aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional será levantado grandes expectativas nos colaboradores, que na medida do possível não devem ser frustradas. Então, consciente disso, o cliente deve de fato realizar os planos de ação.

    Contamos com uma série de ações de Gestão do Clima. Minimamente o cliente deve dar um feedback aos colaboradores, apresentando os principais resultados e planos de ações, envolvendo os colaboradores para que ajudem na construção e na realização dos planos de ações. Existem muitas maneiras para isso, e podemos ajudar.

    Pesquisa de Clima Organizacional

     Métricas Aprofundadas

    Além de clássicas perguntas como “Eu me orgulho de trabalhar nesta empresa” inserimos outros blocos de perguntas para aprofundar o diagnóstico:

    • Equilíbrio entre o DAR e o RECEBER (colaboração e retribuição)
    • Fatores de Motivação e Desmotivação
    • Tipificação do Vínculo (para mensurar o quanto os colaboradores “vestem a camisa da organização”)
    • Eventuais Indicadores Negativos presentes
    • Perguntas abertas / qualitativas
    • Evolução Percebida – apontando “Melhora” ou “Piora” de cada item/ fator pesquisado, em um dado espaço de tempo, conferindo dinamismo e permitindo projetar tendências
    • Identificação do perfil comportamental no modelo dos Quatro Tipos
    •  

    Faça um Test-Drive Gratuito!

    Quer experimentar nossa metodologia? Quer conhecer mais de perto nosso trabalho? Faça o Test-Drive em um caso prático: o seu!

    Todas as empresas e organizações com pelo menos 150 colaboradores podem participar desta demonstração gratuita. O Test-Drive tem algumas características, por exemplo: preenchimento rápido, poucos itens, para até 15 profissionais. Portanto, é importante destacar que os resultados do Test-Drive não serão conclusivos. Assim o Test-Drive não substitui um Pesquisa completa. O foco aqui é o ‘instrumento’ e não os ‘resultados’.

     

    Quando o Test-Drive é concluído, apresentaremos um relatório com tudo o que for respondido, observamos a confidencialidade nas respostas. O Test-Drive é uma forma de conhecer nossa metodologia e modelo de relatório.

    As etapas do Test Drive são:

    1. Solicite o Test-Drive a seguir
    2. Nós entraremos em contato com instruções de próximos passos
    3. Cadastraremos os participantes
    4. Orientaremos sobre a divulgação interna
    5. Aplicaremos o Test-Drive
    6. Participantes respondem ao formulário
    7. Entregaremos os Resultados – nosso modelo de relatório com os dados reais da sua empresa ou organização

    Solicite o Test-Drive:

     






      Nossos diferenciais

      Certamente contamos com alguns diferenciais em nossa metodologia (muitos exclusivos):

      • Realizamos Pesquisas de Clima desde o final da década de 1980. No início dos anos 90 criamos nosso primeiro software próprio, na época chamado de Clyma(R). Hoje trabalhamos com nosso exclusivo software WORKCLYMA, desenvolvido sob medida para gerar informações e relatórios com tabelas e gráficos de fácil entendimento.
      • Estruturamos sob medida os projetos ou utilizamos uma estrutura pré-definida, de acordo com as necessidades de cada cliente.
      • Acompanhamento de nossa consultoria em TODAS as etapas do projeto.
      • Coleta de Dados Online, com a distribuição de chaves de acesso de diversas maneiras, como por E-mail, SMS, WhatsApp e/ou cartas-senha com QR CODES. Soluções mistas são comuns.
      • Link para o cliente acompanhar a evolução da adesão de modo online, em tempo real, inclusive de cada segmento, durante todo o período da coleta de dados.
      • Analisamos as correlações entre as variáveis, estabelecendo assim as relações de causa e efeito entre todos os itens pesquisados.
      • Apresentação de resultados em múltiplas formas, permitindo leituras complementares, em diferentes níveis de detalhes.
      • Uso de métricas aprofundadas enriquecendo o diagnóstico.
      • Opção de aplicação presencial, coordenada pelos nossos consultores.
      • Opção de Palestras de Sensibilização
      • Opção de criação de vídeos sobre o projeto.
      • Projetos complementares pós-pesquisa / Gestão do Clima.
      • Possibilidade de Treinamento em Pesquisa de Clima Organizacional, capacitação para os cliente, para que a pesquisa possa ser aplicada internamente com sucesso.
      • Oferecemos o Test-Drive Gratuito para que o cliente possa conhecer nossa metodologia antes de nos contratar.
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