A Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho é uma ferramenta para coletar informações sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos aspectos e fatores que afetam o estabelecimento de uma Cultura de Segurança do Trabalho.
Quanto maior for a Cultura de Segurança do Trabalho menor será a ocorrência de acidentes e incidentes.
Os níveis de Cultura de Segurança do Trabalho são:
I – Reativas (baixa cultura de Segurança do Trabalho) – Colaboradores não assumem a responsabilidade. Acreditam que a segurança é mais uma questão de sorte do que de gestão, e que “acidentes acontecem”.
II – Dependentes – Colaboradores percebem o tema da segurança do trabalho como uma questão de seguir regras impostas pelos gestores. As taxas de acidentes podem diminuir se o líder supervisionar e cobrar que as pessoas sigam as regras e as normas.
III – Independentes – Colaboradores assumem a responsabilidade por si mesmos. As pessoas acreditam que a segurança é pessoal, e que eles podem fazer a diferença com suas próprias ações, impedindo que acidentes aconteçam.
IV – Interdependentes (alta cultura de Segurança do Trabalho) – Colaboradores assumem a responsabilidade para si e para os outros. As pessoas não aceitam baixos padrões e tomada de riscos.
Com metodologia de aplicação semelhante à Pesquisa de Clima Organizacional, a participação dos colaboradores na Pesquisa de Clima de Segurança do Trabalho ajuda a tornar a organização em um lugar mais seguro para se trabalhar, pois identifica, pela percepção das pessoas na operação (principalmente nas áreas de maiores riscos) as condições e a cultura de Segurança. Assim, após a pesquisa, ações de desenvolvimento visando o aumento da segurança devem ser tomadas, de acordo com os resultados / segmentos da Pesquisa.
Os fatores de segurança são analisados pelas diversas atuações dentro da organização:
- Atuação da própria pessoa (auto)
- Atuação dos colegas de trabalho
- Atuação do gestor imediato
- Atuação da empresa
Somos diariamente cobrados por desempenho, por resultados e muitas vezes pelo aumento de produtividade, ao mesmo tempo em que existe constante pressão para diminuição de custos. Infelizmente neste cenário, a Segurança às vezes é deixada em segundo plano, e acidentes tendem a acontecer! Porém, a Segurança do Trabalho não deve ser deixada de lado nunca. A Gestão do Clima de Segurança do Trabalho deve contribuir fortemente para um bom ambiente interno, sem impactar negativamente ao desempenho. E na sua organização? Em especial, na operação (nas áreas de maior risco), como está a Cultura de Segurança do Trabalho?
Princípios para o sucesso do projeto
Alguns princípios devem ser observados para que a Pesquisa tenha sucesso:
- Comprometimento: desde a alta administração, todas as áreas envolvidas devem estar comprometivas, alinhadas com a Pesquisa e seus resultados.
- Transparência e Ética: todo o processo da realização da Pesquisa é transparente. As regras de segurança e de confidencialidade são sempre claras, previamente divulgadas e seguidas.
- Participação Facultativa: ninguém deve se sentir obrigado a participar da Pesquisa, mas sim convidados!
- Segurança e Confidencialidade: a Pesquisa não identifica nenhum respondente. Coletamos os dados em ambiente seguro (https) e além disso dispomos de outras metodologias para impedir qualquer potencial identificação do respondente.