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Erros e Acertos em Pesquisa de Clima Organizacional

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Por Marcelo Boog

Temos observado o comportamento do mercado que demanda por Pesquisas de Clima Organizacional, incluíndo notícias, posts, contatos, pedidos de propostas, clientes potencias e mesmo alguns clientes. Encontramos diversos aspectos corretos na condução de projetos de PCO e também uma série de erros recorrentes, com os quais podemos aprender e evitar.

Aqui não estamos nos referindo a erros conceituais ou de interpretação por parte de colaboradores, como confundir a pesquisa de clima com uma avaliação de desempenho ou pensar que “respondendo à pesquisa, receberei um aumento salarial”. Estamos falando de erros cometidos pela organização, seja na direção, no RH, no planejamento ou na execução.

Antes da Pesquisa

Antes de iniciar um projeto desta natureza, cada empresa deve ter objetivos claros e bem definidos para com a pesquisa. Um erro comum é realizar a pesquisa por modismo, apenas para “ver como andam os ânimos” ou fazer por fazer. A direção da empresa deve estar comprometida com o projeto, e não tratá-lo como “mais um daqueles projetos da área de RH”. A falta de comprometimento pode comprometer a qualidade do processo, transformando a pesquisa em um problema adicional, ao invés de uma solução potencial.

É um erro ter objetivos não legítimos para a pesquisa, como usá-la para justificar a demissão de um profissional específico ou para satisfazer a curiosidade pessoal de um gestor. O objetivo essencial de uma Pesquisa de Clima deve estar alinhado com o desenvolvimento organizacional.

Se a empresa decide realizar a pesquisa, a primeira grande decisão é: fazer internamente ou com o apoio de uma consultoria externa. Ambas as opções podem ser eficazes, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Caso a empresa opte por conduzir o processo internamente, deve assegurar uma série de cuidados para garantir o sucesso. O maior risco é que os resultados sejam “mascarados” pelo medo dos colaboradores de serem identificados, levando-os a “mentir” em suas respostas e gerando resultados falsos. Existem técnicas e alternativas que podem ser exploradas em treinamentos de Pesquisa de Clima para evitar essa situação. Nós dispomos deste serviço.

Se a empresa optar por contratar uma consultoria externa, deve evitar o erro de escolher apenas pelo menor preço. O ideal é contratar uma consultoria que realmente agregue valor ao projeto, oferecendo customização, recomendações e apoio para a gestão do clima, além de ações preventivas e corretivas, indo além da simples análise estatística dos dados.

Ao iniciar uma pesquisa de clima organizacional, geralmente a empresa assume compromissos de transparência, confidencialidade nas respostas e participação facultativa. Não honrar esses compromissos é um erro grave que afeta a credibilidade do processo e da própria empresa.

Durante a Pesquisa

A aplicação de uma Pesquisa de Clima envolve várias etapas, cada uma com potenciais erros a serem evitados. Alguns desses erros incluem:

  • Formulário desalinhado com os objetivos e/ou incompleto, gerando informações desconexas com a realidade do cliente
  • Falta ou excesso de segmentações, que pode gerar gpas de entendimento dos resultados, por exemplo sem saber ande (em que área) se aplica determinada sitação pesquisada, ou ainda medo de ser identificado pelo excesso de segmentos
  • Omissão na fase de divulgação prévia, gerando incertezas nos participantes, que podem simplesmnete não participar, resultando em baixa taxa de adesão
  • Coleta de dados em amostra extremamente pequena, gerando grandes erros amostrais
  • Esquecer de convocar alguém para participar (gerando potenciais desvios)
  • Tempo inadequado para a coleta de dados (muito curto ou muito longo)
  • Tentativa de identificar as respostas, o que coloca em risco de queimar totalmente a ferramenta
  • Problemas logísticos e de cronograma
  • Erros na emissão de relatórios

Depois da Pesquisa

Talvez o maior erro que se possa cometer seja não agir no pós-pesquisa. Isso leva a frustração das expectativas, desperdício de recursos, dificultando o sucesso de futuras pesquisas. A empresa deve divulgar os principais resultados da pesquisa, por piores que sejam, e elaborar um plano de ações. É crucial envolver e preparar as pessoas para que elas façam parte das soluções.

Para obter mais informações sobre como implementar com sucesso, evitando todos os potenciais erros para conduzir uma Pesquisa de Clima Organizacional, clique aqui.

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