Que a Pesquisa de Clima Organizacional é um precioso instrumento de diagnóstico todos já sabemos. O que é novidade para muitos profissionais é que esta ferramenta pode ser ampliada e ter assim o estudo do clima organizacional aprofundado.
Em geral as Pesquisas de Clima apuram a satisfação e a favorabilidade dos colaboradores quanto aos diversos assuntos e itens que compõe o clima organizacional. É uma abordagem clássica, que funciona muito bem mesmo nos dias de hoje. Mas nós vamos além do básico e aprofundamos as análises de várias maneiras, utilizando métodos complementares.

Desde a década de 1980, a Boog Consultoria utiliza essa metodologia clássica. Nos últimos anos, aprofundamos o tema analisando a evolução dos resultados ao longo do tempo, ou seja, como cada colaborador percebe a evolução de cada item em um dado período, por exemplo desde o último ciclo da Pesquisa de Clima Organizacional realizada.
Essa análise quantifica se cada item está melhorando ou piorando na percepção dos respondentes, permitindo um diagnóstico mais dinâmico. Isso abre novas perspectivas para o diagnóstico, pois dá movimento à fotografia. E por ser dinâmica, diferentes possibilidades são formadas:
- Itens com altos índices de satisfação x tendência de melhora
- Itens com altos índices de satisfação x tendência de piora
- Itens com baixos índices de satisfação x tendência de melhora
- Itens com baixos índices de satisfação x tendência de piora
Esquematicamente:

Assim, além de identificar quais são os pontos fortes e oportunidades de melhorias, com os seus respectivos vieses de melhora / piora, podemos, respeitando a confidencialidade, quantificar quantas pessoas se sentem, inclusive em cada segmento estudado na pesquisa:
- Satisfeitos e Otimistas
- Satisfeitos e Pessimistas
- Insatisfeitos e Otimistas
- Insatisfeitos e Pessimistas
Claro que, ao fazer este tipo de análise, encontraremos uma série de resultados intermediários. Aliás, na prática encontramos uma grande parte dos colaboradores como sendo “intermediários”, mas pontuamos aqueles mais próximos de cada um dos quadrantes. Ao observar os resultados de diversas pesquisas de clima que realizamos, percebemos que poucas são as pessoas participantes que se encaixam perfeitamente nos extremos dos quadrantes “Insatisfeitos e Otimistas” e “Satisfeitos e Pessimistas”. Isto faz muito sentido, uma vez que se estou totalmente insatisfeito com o clima, dificilmente perceberei “melhora” nos itens; ou se estou totalmente satisfeito com o clima, dificilmente perceberei “piora” nos itens.
CLIMA ORGANIZACIONAL APROFUNDADO – O QUE FAZER
OK, sabendo disso, o que faço com esta informação?
Ter informações sobre o clima é primordial para saber onde devo colocar meu foco de desenvolvimento. Usando a metáfora da saúde, a Pesquisa de Clima para uma organização é como um exame de sangue para um indivíduo. O exame de sangue irá apontar um diagnóstico da saúde do indivíduo. Se o médico dispuser de “exames anteriores” (evolução) melhorará seu diagnóstico, o que possibilitará prescrever ao paciente uma série de cuidados, como alimentação, exercícios físicos, redução de peso, ajuste de doses de medicamentos, etc. Quanto melhor for a qualidade do diagnóstico, incluindo as evoluções percebidas, que permitem projetar tendências, maiores serão as possibilidades de desenvolvimento.
Assim, na Pesquisa de Clima Organizacional aprofundada com estes indicadores, apontará mais precisamente quais as áreas específicas demandarão a maior atenção para a construção de planos de ação / desenvolvimento, bem como monitorará o acerto das ações corretivas e preventivas já adotadas pela organização.
OUTRAS ANÁLISES DO CLIMA ORGANIZACIONAL APROFUNDADO
Ao mesmo tempo que conduzimos a análise do clima com indicadores de Evolução Percebida, dispomos de uma série de outras formas que enriquecem grandemente o entendimento do que realimente acontece no clima organizacional. Entre eles destacamos:
- Equilíbrio entre o DAR e o RECEBER (colaboração e retribuição) / EVP (Employee Value Proposition)
- Fatores de Motivação e Desmotivação
- Tipificação do Vínculo (para mensurar o quanto os colaboradores “vestem a camisa da organização”)
- Eventuais Indicadores Negativos presentes
- Identificação do perfil comportamental no modelo dos Quatro Tipos
- Estudo da relação entre Satisfação e Motivação
- Análise de Importância
- Análise de correlações entre os itens pesquisados
E sua empresa, já faz análise do Clima Organizacional aprofundado? Na Boog Consultoria, aplicamos metodologias aprofundadas para garantir um diagnóstico preciso e estratégias eficazes para sua empresa. Entre em contato e descubra como transformar seu ambiente organizacional!